22.2.07

Uma nova entidade para uma velha cobiça


A normatividade sempre se exprimiu de diferentes formas, no sentido de aperfeiçoar a justeza na convivência social. Mas a noção de justiça e equidade acabaram por levar à criação automatizada do Direito, provando que esta busca, perseguida por homens falíveis e finitos, apenas se pode afastar do parcial por meio da discussão das versões diversas. Sócrates introduziu a dialéctica, procurando a justeza por meio de premissas que deveriam ser debatidas e comprovadas nos diálogos públicos. Um sujeito cognoscente, sabemos, tem a sua análise sobre um assunto, mas diferentes sujeitos têm diversas interpretações e a hermenêutica e a retórica poderão ser um caminho.

Os códigos estabelecidos em 1997 e 98 – Code of pratctice for european archaeologists e Principles of conduct for archaeologists involved in contract archaeological work -seguiam o estabelecido na Convenção de Malta, que entretanto se adaptou à diferenças entre o Direito Romano e a lei Anglo-Saxónica, nos diferentes países envolvidos. Parece estar tudo bem.
Estamos numa sociedade pós moderna, prenhe de relativismo epistémico e a razão já não é libertadora e não pode cumprir a promessa de estabilidade e igualdade. Parece correcto que a lei fundeada na prática social se deve recriar, combatendo as rudes imposições da razão objectiva. Mas como continua a ser necessário seguir normas… que entidade e que lei precisamos para desenvolver a melhor arqueologia?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Mas como continua a ser necessário seguir normas… que entidade e que lei precisamos para desenvolver a melhor arqueologia?"

"numa sociedade pós moderna, prenhe de relativismo epistémico" o que é isso da melhor Arqueologia?

E já agora, o enterro da razão foi uma patetice de uma pós modernidade embriagada. Não há crítica à razão fora da razão. Não confundir razão com uma determinada corrente filosófica / epistémica designada por Racionalismo.

4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E então como é que podemos reunir para cada um dar a sua opinião?

7:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home