14.7.06

A questão da teórico-prática não se limita ao campo da investigação científica



Instalou-se há muito tempo e continua instalada uma certa inacção no nosso ensino, embora haja cada vez mais necessidade de procurar respostas aos anseios e às dúvidas, projectando-se a realização de novos projectos que revigorem convicções ou criem novas. A questão da teórico-prática não se limita ao campo da investigação científica, mas igualmente ao ensino. Deve haver teoria na prática e prática na teoria, desenvolvendo-se assim uma crítica consciente e valorativa. A crítica da prática aduz elementos que podem ser pensados à luz da teoria. No ensino devem também tomar-se questões da prática social e encaminhá-las metodologicamente, justificando assim a necessidade da aprendizagem. A revisão deve ser permanente, o espírito deve estar vivo e ser actuante no mundo e do mundo.

A Declaração de Bolonha arrancou oficialmente em Junho de 1999, apresentando os passos a dar pelos sistemas de ensino superior europeus, versus a construção de um espaço de ensino superior europeu harmonizado.
Prevê-se uma organização estrutural de base idêntica, cursos e especializações semelhantes e comparáveis em termos de conteúdos e de duração, e diplomas de valor reconhecidamente equivalente tanto académica como profissionalmente.
Mas a globalização pode ser viciosa, e o aumento da competitividade, a promoção da mobilidade e a empregabilidade, promovida pelo sistema de graus académicos em dois ciclos, pode não ser efectivamente positiva se o país se esquecer das estruturas anteriores que o organizam.
Reconheçam-se as alterações ocorridas há uns anos nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos que, preocupadas com as estatísticas, vieram promover e justificar a não aprendizagem dos alunos, permitindo a todos a saída da escola sem a preparação adequada.
E agora, será o nosso povo capaz de contribuir para a economia do conhecimento mais competitiva e mais dinâmica do mundo, acompanhado de uma melhoria quantitativa e qualitativa do emprego? Serão os dirigentes capazes de se preocupar com a qualidade em vez de apenas com a quantidade?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só tenho pena que não haja debates sobre o assunto. Nunca há informação e discussão de nada. Nem na tv, nem...

8:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parece que o sistema de Bolonha vai contribuir para repor alguma ordem e justiça no caos do "ensino superior":
As competências do 1º ciclo consistem, basicamente, em saber ler, escrever e contar pelos dedos, o que corresponde à formação "superior" da esmagadora maioria dos politécnicos e das universidades de província.

10:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será que as universidades de província a que se refere são as portuguesas? Pois... também concordo!

12:27 da tarde  

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